Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua avança na educação infantil com Parceria Público - Privada

Projeto prevê a construção de até 20 escolas de tempo integral e a criação de cerca de 6 mil novas vagas na rede municipal

04/02/2026 00h17
Por Augusto Carneiro (SEMES)

A educação infantil é a base do desenvolvimento social e uma responsabilidade direta do poder público municipal. Em Ananindeua, assim como em grande parte do Brasil, o déficit de vagas ainda é um desafio que exige soluções urgentes. Nesse contexto, a Parceria Público - Privada (PPP) surge como uma alternativa viável para atender uma demanda que não pode mais esperar.

Secretário, Roberto Amoras, participando do PPP.A afirmação é do secretário do Núcleo Gestor de Convênios, Roberto Amoras, que destacou o papel da união entre o poder público e a iniciativa privada como estratégia para ampliar o acesso à educação básica no município.

“A educação é o básico, o início. A prefeitura, ou seja, o poder municipal, é responsável pela educação infantil. Temos um déficit muito grande, não apenas em Ananindeua, mas em todo o Brasil. A Parceria Público - Privada é justamente a união de forças para solucionar uma demanda que não pode esperar. Hoje, teremos acesso a todas as informações dos estudos realizados pela Caixa Econômica Federal, pelas consultorias contratadas pelo banco público e também pelo Fundo de Estruturação de Parcerias, mostrando que Ananindeua tem condições de atender a uma PPP”, afirmou.

O projeto prevê a implantação de 10 a 20 escolas de tempo integral, o que deve gerar cerca de 6 mil novas vagas na rede municipal de ensino.

Lucirene Tavares reforçou as melhorias para a educação infantil.O primeiro dia de apresentação da Parceria Público - Privada ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro da Guanabara. Para Lucirene Tavares, da área de Planejamento da Semed, o momento representa um marco histórico para o município.

“Sabemos que existem questões burocráticas, mas estamos trabalhando para que os pais possam exercer suas atividades profissionais com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão nas creches em tempo integral. Essa PPP veio para resolver problemas antigos e aliviar a falta de vagas. A atual gestão tomou a frente na busca por uma solução para algo que não pode mais ser adiado”, destacou.

Representantes da Caixa Econômica Federal no evento da Semed.Na ocasião, representantes da Caixa Econômica Federal também estiveram presentes e reforçaram a importância da estruturação de políticas públicas em parceria com a iniciativa privada, visando à melhoria da qualidade da educação de forma acessível às crianças de Ananindeua.

“Isso é um retorno direto à sociedade. A Caixa Econômica Federal vai acompanhar de perto como será desenvolvido esse trabalho conjunto com a Prefeitura de Ananindeua. Sabemos que a demanda por matrículas é grande, mas essa PPP vai contribuir significativamente para reduzir o tempo de espera por uma vaga. O compromisso é garantir que essas crianças tenham acesso à educação e se tornem agentes transformadores da sociedade”, reforçou Fábio Cassalli, coordenador da Caixa Econômica Federal.

Participantes do PPP presentes na Semed.