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Prefeitura inicia cadastramento dos blocos de carnaval em Ananindeua

18/01/2024 11h13
Por Rosane Linhares (SECULT)

Preocupada com a segurança e o bem estar da população, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM),  atua para que os Blocos de Carnaval sejam realizados de forma ordenada e segura nos bairros da cidade. Assim, juntamente com as instituições municipais e estaduais, e os órgãos que compõem o Conselho Pleno de Segurança Municipal, estão realizando o cadastramento para autorização dos blocos carnavalescos nas ruas de Ananindeua. 

As solicitações são requeridas ao GGIM que se encontra na sede da SECULT até o dia 07 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e o prazo de resposta da liberação é de 6 dias úteis. A SECULT está localizada na travessa WE-30, Conjunto Cidade Nova V, bairro Coqueiro. E para maiores informações basta enviar uma mensagem de WhatsApp ou ligar para (91) 99339- 3487.

A secretária da SECULT, Ediene Santos, destacou a importância do cadastramento para a realização dos eventos. “É de extrema importância o cadastramento para que tenhamos as festividades de rua de forma ordenada e, acima de tudo, segura para todos. Pedimos que todos os interessados fiquem atentos aos requisitos, prazos e horários”.

Os horários de programação dos “Blocos de Bairros” serão das 16h às 22h. A decisão foi estabelecida na última reunião do Conselho Pleno de Segurança de Ananindeua. Já os tradicionais Blocos de Micareta serão em maio. Os blocos que não seguirem os requisitos, prazos e normas, assim como todas as licitações devidas, serão autuados pelo sistema de segurança pública (Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e SEMUTRAN).

Requisitos

  • Estar com o Cadastro Cultural de Ananindeua atualizado e com o protocolo do mesmo em mãos; (https://ananindeua.pa.gov.br/secult);
  • Elaborar um ofício ao GGIM, solicitando para todos os seguintes órgãos a liberação: SECULT, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA);
  • Release/ histórico do Bloco carnavalesco;
  • Fotos descrevendo cada ano; (Ex: fotos da equipe de trabalho, coordenação e de eventos fomentando a cultura carnavalesca)
  • Croqui de localização do percurso;
  • Programação completa, com data, horário, local, contato atualizado do responsável pelo bloco;
  • Eventos na rua e logradouro público necessitam de abaixo assinado de no mínimo 30 pessoas;
  • Evento em local fechado faz-se necessário a documentação do espaço;
  • Licenças dos trios e carretinhas que irão participar dos blocos;
  • Cada carretinha deve conter no mínimo 4 balizadores e o trio deve ter 6, dependendo do tamanho e do público;
  • A cada mil brincantes, o bloco devem contratar 10 seguranças particulares no mínimo;
  • Elaborar ofício a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal sobre o evento, e levar uma cópia no ato da solicitação de autorização;
  • Todos os eventos precisam obter a licença da DPA.

Mais orientações 

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:us:86039dff-eed3-4edc-b248-d90b7c099286

Modelo do ofício

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:ba8cdf4c-4094-448e-97e9-e138964ce772

Serviço 

SECULT

Endereço: travessa WE-30, nº 411, Conjunto Cidade Nova V, bairro Coqueiro

Funcionando: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Contato: (91) 99339- 3487, Siglia Simone, secretária executiva de Gestão Integrada.