Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa Municipal Talento e Oportunidade forma mais uma turma em Ananindeua

O objetivo é promover o aprendizado, habilidades e talentos para o mercado de trabalho e geração de renda.

15/09/2023 18h07
Por Rosane Linhares (SECULT)

A.F.S.B. recebeu o seu primeiro diplomaVisivelmente emocionado, A.F.S.B. recebeu o seu primeiro diploma de qualificação profissional. “Nunca fui tão bem tratado como sou aqui no Centro POP, a equipe é muito boa. E hoje só tenho a agradecer pelo conhecimento que adquiri e pelas pessoas que conheci. Esse é o meu primeiro diploma, nunca tive um na vida. Isso aqui renova nossa esperança e nos motiva a mudar de vida. A querer mais, a querer aprender”. 

A.F.S.B. é um dos usuários atendidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Ananindeua que participou do Curso de Panificação realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço de Aprendizado Rural (SENAR). A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta sexta-feira (15) na sede do Centro POP.

O curso faz parte do Programa Municipal Talento e Oportunidade, que tem como objetivo promover o aprendizado a fim de que os participantes possam desenvolver habilidades e reconhecer talentos, além de qualificá-los para o mercado de trabalho e na geração de renda.

Secretária da SEMCAT, Marisa Lima ao lado de um aluno

“O Programa Talento e Oportunidade está transformando vidas em nossa cidade, já são mais de 4 mil cidadãos qualificados e gerando renda para suas famílias. Essa é uma das muitas ações da Prefeitura, durante a gestão do doutor Daniel Santos. Hoje, estamos entregando certificados do curso de panificação para os nossos usuários do Centro POP, espero que este investimento traga mudanças significativas na vida dessas pessoas, vindo a ser protagonistas de sua história. A SEMCAT segue promovendo os cursos de qualificação profissional em todas nossas unidades, CRAS, CREAS, CIP, SINE e aqui no Centro POP”, frisou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

Alunos finalizando o curso de panificação

O curso de panificação teve duração de 40 horas e foi ministrado pela instrutora do SENAR, Diene Pimentel. “A qualificação profissional são ferramentas importantes no combate à desigualdade social, essa é a primeira turma de pessoas em situação de rua que ensino, foi gratificante. Durante o curso, eles aprenderam a fazer biscoito, bolo e pães. Espero que todos alcancem o mercado de trabalho”.

Um dos formandos do curso, E.J.M.B

Um dos formandos do curso, E.J.M.B, gostou muito de aprender sobre gastronomia. “É bom saber cozinhar e eu sabia que seria um curso de salgados, que sou apaixonado. E foi muito bom, os professores sempre explicaram bem, deram uma atenção boa pra nós. Em poucas horas conseguiram explicar o que eles aprenderam em anos”, avaliou. 

O Centro POP funciona na Passagem São Paulo, n.º 02, BR 316, km 03, bairro Atalaia. O local desenvolve ações voltadas para a população em situação de rua, com atendimento especializado, individual e coletivo, oficinas de atividades de convívio e socialização, buscando ressocializar essas pessoas na sociedade e resgatar vínculos familiares.