Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

CRAS Estrela Ananin incentiva o fortalecimento de vínculos no Quilombo do Abacatal

11/02/2026 21h08
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Quilombo do Abacatal.O que antes parecia distante agora é realidade no Quilombo do Abacatal. Nesta quarta-feira (11), o CRAS Estrela Ananin iniciou ações que unem crianças, adolescentes, adultos e idosos em momentos de movimento, integração e pertencimento.

Com atividades aquáticas, funcional e fit dance, a iniciativa transforma as manhãs no território em experiências de alegria e inclusão. Mais do que exercícios, a ação promove saúde, autoestima e reforça laços familiares e comunitários, objetivo central do serviço ofertado pela política de assistência social.

Secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Francy Pereira.A secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Francy Pereira, destacou a importância de garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa.

“Quando o poder público entra no território e escuta a comunidade, a gente fortalece vínculos, promove dignidade e garante direitos. O Serviço de Convivência é sobre isso: cuidado, prevenção e presença. Estar aqui no Quilombo do Abacatal é reafirmar nosso compromisso com cada família.”

Coordenadora do CRAS Estrela Ananin, Sara Freitas.A coordenadora do CRAS Estrela Ananin, Sara Freitas, explicou que a ação nasceu da escuta ativa e da parceria com a associação da comunidade.

“O CRAS Estrela Ananin está trazendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para uma das comunidades da nossa área de abrangência, que é o Quilombo do Abacatal. Estamos aqui com nossos facilitadores, junto com a Associação e com a SEMCAT, unindo forças para atuar dentro do território. A partir de agora, todas as quartas e sextas-feiras estaremos aqui com o serviço, promovendo o fortalecimento dos vínculos.”

Susana Seabra, moradora do quilombo.Para quem mora na comunidade, a chegada do serviço representa a realização de um sonho.

“Eu achei muito importante a vinda desse projeto do CRAS pra nós, como comunidade. A gente nunca teve essas coisas aqui. Eu sempre quis participar dessas aulas de dança, ginástica, mas o acesso é difícil para ir até o CRAS. Agora veio pra cá. Hoje eu posso fazer parte junto com meus filhos. Eu agradeço muito por ter vindo pra cá”, contou Susana Seabra, moradora do quilombo.

Maria de Nazaré, 61 anos.Aos 61 anos, Maria de Nazaré também celebra a oportunidade.

“Está sendo maravilhoso. Tenho 60 anos, nasci e me criei aqui e nunca tinha vindo algo assim pra nós. Agora a gente conseguiu. Pra nós ir até lá é difícil, mas eles vieram até nós. A ação está sendo maravilhosa. Eu já estava ficando 'entravadinha', agora vai amolecer de novo. Está bom demais. Agradeço muito a Deus e depois ao CRAS, que vieram até nós.”

Além de fortalecer laços familiares e comunitários, a prática regular de atividade física é fundamental para a saúde física e mental, especialmente na terceira idade. Ela melhora a mobilidade, previne doenças, reduz o estresse e aumenta a qualidade de vida. Quando aliada à convivência em grupo, amplia ainda mais seus benefícios, promovendo pertencimento e inclusão social.

No Quilombo do Abacatal, o que se vê é mais que movimento: é a política pública chegando, é a comunidade reunida e a certeza de que fortalecer vínculos também é cuidar de vidas.