Notícias
CMB Ananindeua leva às ruas a mensagem do “Não é Não”
Ação da Prefeitura aproxima informação, escuta e proteção das mulheres no pré-Carnaval
Por Ana Paula Serrão (PREFEITURA)
Equipe técnica municipal da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na campanha “Não é Não”.Com a chegada do Carnaval, a equipe técnica municipal da Casa da Mulher Brasileira (CMB), intensificou as ações de conscientização sobre o respeito às mulheres e o combate ao assédio. No sábado, 07, as colaboradoras da CMB estiveram na Avenida Arterial 18 e na feira coberta da Cidade Nova IV, realizando panfletagem e orientações à população.
Durante a mobilização, motoristas, pedestres, comerciantes e frequentadores da feira receberam informações sobre o significado do “Não é Não”, a importância do consentimento e os canais de apoio às mulheres em situação de violência.
A ação reforça que o Carnaval é um período de alegria e celebração, mas que o respeito deve estar presente em todos os espaços. Nenhuma forma de assédio é aceitável, e toda mulher tem o direito de se sentir segura.
De acordo com a diretora-geral do núcleo municipal da CMB, Adriana Cardoso, a presença da equipe nas ruas aproxima o serviço da população.
“O ‘Não é Não’ precisa ser respeitado o ano todo. Estar nas ruas é uma forma de dialogar diretamente com a sociedade e mostrar que a Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua está de portas abertas para acolher, proteger e orientar cada mulher que precise de ajuda”, destacou.
Vanessa Lellya, colaboradora da campanha.Quem também participou da ação no contato direto com a população foi Vanessa Lellya, que destacou a importância do corpo a corpo e da escuta ativa.
“Ir para as ruas e conversar diretamente com as pessoas faz toda a diferença. Muitas mulheres ainda têm dúvidas, medo ou acham que precisam enfrentar tudo sozinhas. Quando a gente se aproxima, escuta e orienta, mostramos que existe uma rede pronta para acolher. O ‘Não é Não’ é sobre respeito, mas também sobre cuidado, proteção e empatia”, afirmou.
A Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua é um espaço de atendimento humanizado e integrado, que oferece acolhimento psicológico, atendimento social, orientação jurídica, registro de ocorrência e encaminhamentos para a rede de proteção.
A Prefeitura reforça que nenhuma mulher está sozinha e que buscar ajuda é um ato de coragem.