Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Mulheres do CRAS Santana do Aurá transformam natureza em arte

08/11/2025 19h19
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

“Arte, natureza e saberes da floresta em forma de criação”.Entre sementes, cores e sorrisos, o Parque Vila Maguary se transformou em uma verdadeira vitrine da criatividade feminina nesta sexta-feira (7). Durante o Fórum Internacional Pré-COP 30, foi realizada a exposição dos trabalhos do Minicurso de Biojoias: “Arte, natureza e saberes da floresta em forma de criação”, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com a FEQUIPA, a Universidade Federal Fluminense (UFF/FEC) e o Ministério do Trabalho.

A formação, que contou com 45 mulheres participantes, teve duração de dois meses e foi voltada para mulheres que trabalham com reciclagem e são acompanhadas pelo CRAS Santana do Aurá. O curso uniu arte, sustentabilidade e valorização da cultura amazônica, transformando sementes de frutos típicos da região e materiais recicláveis em colares, brincos e pulseiras cheios de significado e identidade.

Professora Ana Janaína, "sustentabilidade e bioeconomia caminham juntas”.“Essas mulheres descobriram que a natureza pode ser uma aliada na geração de renda. Cada semente carrega uma história, e agora, carrega também a força e a criatividade de quem aprendeu a transformar o simples em arte. E hoje estamos aqui, participando desse grande evento, mostrando que sustentabilidade e bioeconomia caminham juntas”, contou a professora Ana Janaína, que ministrou o curso.

Coordenadora do setor de Trabalho, Emprego e Renda da SEMCAT, Elilde Souza, "é possível viver da arte, respeitando a natureza".A coordenadora do setor de Trabalho, Emprego e Renda da SEMCAT, Elilde Souza, destacou o impacto social e ambiental da iniciativa.

“Mais do que ensinar uma técnica, o curso despertou autonomia, autoestima e consciência ambiental. Elas aprenderam que é possível viver da arte, respeitando a natureza e fortalecendo o território”, afirmou.

Dona de casa Bianca Costa, "materiais que iriam para o lixo e transformamos em arte".Durante a exposição, a dona de casa Bianca Costa agradeceu pela oportunidade e pelo aprendizado adquirido ao longo do curso.

“Foi uma oportunidade muito gratificante, porque eles nos abriram portas, financeiras e de conhecimento. Aprendemos a reutilizar materiais que iriam para o lixo e transformamos em arte. Eu amo artesanato, é a minha paixão. Então, agradeço ao pessoal do CRAS, à SEMCAT e aos parceiros por acreditarem no nosso talento”, emocionou-se.

Titular da SEMCAT, Francy Pereira, "gerar renda, garantir autonomia e cuidar do nosso planeta”.Para a secretária da SEMCAT, Francy Pereira, a ação representa o compromisso da gestão com o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável.

“Vivemos um momento em que o mundo inteiro fala sobre meio ambiente, e aqui em Ananindeua transformamos esse discurso em ação. Desde janeiro, já certificamos mais de 800 pessoas em cursos profissionalizantes. É sobre gerar renda, garantir autonomia e cuidar do nosso planeta”, destacou.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, "incentivando o trabalho e cuidando do meio ambiente”.O prefeito Dr. Daniel Santos também acompanhou a mostra e reforçou a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão produtiva e o cuidado ambiental.

“Ananindeua está vivendo um novo tempo. Estamos formando pessoas, incentivando o trabalho e cuidando do meio ambiente. Isso é desenvolvimento com propósito, com o coração voltado para o futuro”, enfatizou.

A exposição encerrou o ciclo do curso com emoção e orgulho coletivo. As biojoias apresentadas simbolizam não apenas o talento das participantes, mas também a força das mulheres de Ananindeua, que transformam saberes da floresta em arte, renda e esperança.