Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ação leva informação sobre direitos das mulheres ao Centro de Ananindeua

Prefeitura orientou sobre violência doméstica, acolhimento e rede de apoio a quem mais precisa

01/07/2025 22h41
Por Jamille Sousa (ASCOM)

Na noite do último sábado, 28, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), realizou uma ação informativa e de acolhimento voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica ou vítimas de violência. A mobilização ocorreu na Praça Tônico Vicente.

A iniciativa integra a política municipal de enfrentamento à violência contra a mulher e teve como principal objetivo oferecer orientação e apoio diretamente à população, em especial, às mulheres que muitas vezes não conhecem seus direitos ou os serviços da rede de proteção disponíveis no município.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos com informações claras e acessíveis sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, canais de denúncia e os locais de atendimento mais próximos. A escolha da praça como local da atividade foi estratégica, por se tratar de um espaço de grande circulação de pessoas, o que ampliou a visibilidade da campanha e possibilitou o contato direto com diversas mulheres da comunidade.

Carmelita Abreu, assistente social da Semmu, de 41 anos.Carmelita Abreu, assistente social da Semmu, de 41 anos, participou da atividade e ressaltou a importância do trabalho de conscientização. Em entrevista, destacou o papel da informação como instrumento de empoderamento feminino. “Nós estamos aqui na Praça Tônico Vicente, fazendo essa panfletagem, conscientizando as mulheres do que é uma violência doméstica, do que é o ‘não é não’, para que elas estejam conscientes do que é uma denúncia, do que elas podem denunciar e do que podem buscar como direito diante da violência doméstica.”