Notícias
Com apoio da SEMUPA, beneficiária do projeto Aviário Ananin compartilha transformação de vida com criação de aves
Por Moises Lima (SEMUPA)
Maria Aldeize, beneficiária do projeto Aviário Ananin (PAFA), no bairro do Curuçambá.A equipe técnica da SEMUPA realizou, neste mês de maio, uma visita de monitoramento à moradora Maria Aldeize, beneficiária do projeto Aviário Ananin (PAFA), no bairro do Curuçambá. A visita ocorreu 60 dias após a entrega das aves, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da criação e reforçar o apoio prestado pelo município às famílias atendidas pelo programa.
Durante a visita, Maria recebeu nova remessa de serragem e orientações técnicas dos profissionais da secretaria, que acompanham de perto cada etapa do processo de manejo e cuidado com os animais. Com simplicidade e dedicação, ela tem transformado a pequena criação em uma oportunidade de sustento e autoestima.
“Para mim está sendo muito bom, muito maravilhoso, muito gratificante”, contou emocionada. “Já me acostumei com elas aqui atrás. Às vezes venho só para observar. Virou uma terapia também, de tanto amor que eu tenho por elas e pelo projeto.”
Além da dimensão afetiva, dona Maria já vislumbra uma fonte de renda com o aviário e demonstra vontade de seguir aprendendo para melhorar sua produção. “Quero fazer o curso para aprender mais e continuar. E vou seguir incentivando outras pessoas também.”
O projeto Aviário Ananin faz parte do PAFA (Programa de Apoio à Agricultura Familiar), promovido pela SEMUPA, e visa fortalecer a segurança alimentar e o empreendedorismo rural, especialmente entre famílias das regiões mais afastadas de Ananindeua.
A SEMUPA reforça que o acompanhamento técnico é parte fundamental do projeto, garantindo não apenas a entrega das aves, mas também formação, insumos e apoio contínuo para que os beneficiários tenham autonomia e sucesso em seus empreendimentos.