Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Inauguração do Parque Vila Maguary atrai mais de 50 mil pessoas.

Cortejo multicultural, hip hop, shows com Nilson Chaves, Mahrco Monteiro, Lucinnha Bastos, banda Fruta Quente e artistas locais.

29/04/2024 17h10
Por Ângelo Martins (GABINETE)

Abertura dos portões do Parque Cultural Vila Maguary.Depois de um dia inteiro de programação diversificada, o público que prestigiou a abertura dos portões do Parque Cultural Vila Maguary, parecia ainda ter bastante fôlego e era visível o semblante de alegria e satisfação de cada um. As apresentações foram distribuídas durante todo o dia do último domingo, 28 de abril e teve início com o descerramento da placa de inauguração do Parque Cultural Vila Maguary.

Intervenções artísticas pelo Parque.Logo em seguida o prefeito de Ananindeua, doutor Daniel Santos, com a família, acompanharam os fazedores de cultura de Ananindeua em um cortejo pelos caminhos do Parque. No trajeto, intervenções artísticas destacaram momentos históricos da cidade. A última parada foi no antigo casarão do curtume, onde foi inaugurada a galeria "Jorge Granhem", um espaço para receber exposições e ajudar a contar a história da cidade.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos inaugura mais um cartão postal na cidade.O prefeito destacou a abertura dos portões e a entrega do Parque para a população. "Hoje, aqui, inaugurando mais um cartão postal da nossa cidade, o Parque Cultural Vila Maguary. Um local que a gente pôde recuperar pra contar nossa história. Nossa cidade nasceu aqui no Curtume Maguary, na Vila Maguary e a gente revitalizou esta área para contar toda essa história."

Curtumes Maguary no Parque Vila Maguary.José Antônio aproveitou a abertura dos portões para conhecer o complexo com a família. Morador desde adolescente em Ananindeua, falou sobre o sentimento de conhecer mais a história da cidade e de pensar no momento presente. “Muito interessante, porque o que eu tinha de conhecimento de Ananindeua é que era uma passagem, que as pessoas vinham e paravam aqui, pra poder chegar na capital. Isso, muitos anos atrás. Hoje você vê Ananindeua, tem avançado muito. Então, isso dá um orgulho pra pessoas que moram aqui. E olhando essas fotografias, relembrando esse casarão antigo, os trabalhadores do antigo curtume, isso nos remete ao tempo passado, é um sentimento maravilhoso”.

Espaço que conta a história da cidade de Ananindeua.História e memória na galeria "Jorge Granhem".

O antigo Casarão do Curtume abriga a galeria "Jorge Granhem”. O espaço organizado para ajudar a contar a história do bairro onde nasceu Ananindeua e foi intensamente procurada pelos visitantes.

Moradores de Ananindeua aprovam a galeria.Moradora da rua Quinta Carmita, Clícia Barroso esteve na Galeria Jorge, junto com mais quatro amigas, todas vizinhas no Bairro do Maguary. Para a jovem de 22 anos, a galeria é espaço que ajuda a divulgar mais sobre o bairro onde a cidade nasceu. “A minha experiência foi bem esclarecedora, porque eu moro aqui há muito tempo e as histórias que a gente ouve são um pouco rasas. Chegando aqui, a gente ouve a história da rua, de como ela foi criada, por que  deram o nome, tem toda essa história do curtume aqui, como chegou, quem fundou, de como os fundadores eram preocupados com seus funcionários. Eu gostei bastante de descobrir todas essas coisas, porque é mais um aprendizado, mais uma coisa pra passar adiante”.

Para Dani Franco, presidente da Fundação do Centro Cultural Parque Vila Maguary, o complexo foi pensado e estruturado para ajudar a contar a história de Ananindeua. "Tivemos hoje a abertura dos portões, vieram artistas, fazedores de cultura e representantes de várias linguagens. Também é importante destacar a força do público presente, com mais de 50 mil pessoas”.

Abertura contou com programação musical diversificada

Nilson Chaves, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos alegraram o público.A programação musical começou pela manhã, com a sonoridade quilombola do grupo Toró-Açú. O hip hop foi a atração seguinte, com a participação de Mestres de Cerimônia (MC’s), B-boys, B-Girls (dançarinos) e a produção de um mural em grafiti. A apresentação contou basicamente com arte-educadores, jovens e crianças assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua. Em seguida, Nilson Chaves, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos subiram ao palco e fizeram uma apresentação recheada de sucessos. Logo depois do show “Trilogia”, Doutor Daniel Santos subiu ao palco para reforçar os compromissos de gestão com os moradores de Ananindeua. Uma queima de fogos sem barulhos e ritmada por trilha sonora fez a transição para a banda Fruta Quente encerrar o primeiro dia de funcionamento do Parque Maguary, com muita alegria.

Banda Fruta Quente.

Milena Souza, vocalista da banda Harley, esteve no Parque. Ela que foi moradora do bairro do Maguary, falou com um pontinha de nostalgia e alegria sobre o espaço.

"Eu sou cria aqui do Maguary, aqui de Ananindeua. Nasci em Belém, cheguei aqui com 6 anos, morei até os 16 anos e só fiz pular de bairro. Hoje moro no Distrito (Industrial) e de vez em quando venho visitar meus avós. Hoje eu vim prestigiar essa transformação, esse novo espaço, tá sendo um presente. Porque, não vou te mentir, um dos motivos pelo qual eu fui embora aqui do bairro, foi essa falta de oportunidade e ter hoje a praça do Maguary transformada, e posso te dizer que fiquei bastante emocionada, estou muito feliz”.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos convida a população para conhecer o local.O prefeito doutor Daniel Santos aproveitou para convidar a população de Ananindeua e de todo o Pará para conhecer o Parque Vila Maguary. "Eu quero convidar cada morador aqui da região metropolitana, do Estado, de Ananindeua, que venha conhecer este espaço que contém inúmeras atrações, como o casarão, que foi o primeiro prédio de nossa cidade e foi completamente restaurado, a galeria e num futuro próximo o Museu Interativo e o Teatro Municipal de Ananindeua.”

O Parque Cultural Vila Maguary abre todos os dias e o horário de funcionamento é de 06h até às 22h.