Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa "Olhar Ananindeua" entrega 289 óculos no bairro do 40 horas

O Programa "Olhar Ananin" em dois anos de criação, contabiliza 4.871 óculos entregues

25/03/2024 13h51
Por Klyvia Soares (GABINETE)

Quadra lotada na manhã desta segunda-feira,25A Quadra João Nunes, no bairro do 40 horas estava lotada na manhã desta segunda-feira,25, cerca de 289 pacientes iriam receber o tão esperado óculos de grau do Programa "Olhar Ananindeua", O "Olhar Ananindeua" aconteceu durante o Prefeitura em Movimento em novembro de 2023.

Vanessa Silva, feliz com os óculos novosA dona de casa, Vanessa Silva estava na expectativa para receber o acessório e foi uma das primeiras a chegar na Quadra. "No dia o atendimento foi muito legal. Eles foram muito atenciosos comigo. O médico teve paciência comigo, porque tem letras que eu não entendia, não via. Ele foi muito atencioso comigo. Gostei. E eu gostei da atitude do prefeito também, porque muita gente precisava de óculos. E agora estamos aqui recebendo o nosso óculos, graças a iniciativa do Prefeito", falou Vanessa Silva.

Gisele Reis, soube a ação e viu a opotunidade"Eu já estava há alguns anos tentando tirar pelo SUS, mas a gente sabe que pelo SUS a consulta era muito demorada e no particular a gente sabia o valor exorbitante tanto da consulta quanto do óculos. Então pelo fato de eu ser dona de casa e não estar trabalhando, aí se tornou muito difícil e demorou, foi se prolongando e foi ficando pior, no caso, a situação não tem condição de ter comprado o óculos. Soube da ação e vi a grande oportunidade de conseguir os óculos. Foi muito bom, porque as meninas aqui são muito atenciosas, foram muito carinhosas", declarou a dona de casa Gisele Silva dos Reis.

Raimundo Souza, agora pode enxergar e ler bastantePara o Senhor Raimundo Souza, dois anos sem poder enxergar direito atrapalhou bastante a sua rotina, o impossibilitando de realizar muitas atividades necessárias para o seu ir e vir. Pelo fato de estar desempregado, a consulta e consequentemente os óculos, eram algo fora de sua realidade por estar desempregado.

"Há dois anos que eu estava sem óculos. Aí, com esse projeto, eu vim pra cá pra conseguir. A gente precisa enxergar e ler para conseguir trabalho. Agora eu posso enxergar e ler bastante. Só o Prefeito pra olhar por nós e ajudar assim. Se Deus quiser, esse Programa vai continuar e ajudar mais pessoas, como eu, a voltar a enxergar melhor", concluiu o senhor Raimundo Nonato de Souza.

Programa "Olhar Ananin"Programa "Olhar Ananin",uma visão que faz a diferença!

O Programa "Olhar Ananin" foi lançado em julho de 2022, pois durante as várias ações da Prefeitura nos Bairros, que eram disponibilizadas consultas com o oftalmo, foi observado que as pessoas retornavam novamente pedindo ajuda com relação a ótica, para a aquisição do óculos. Pensando nessas pessoas e na dificuldade financeira que as impedia de comprar o óculos, foi criado o Programa "Olhar Ananin" que além da consulta passava também a fornecer o óculos de grau gratuitamente aos pacientes que necessitassem do acessório.

A primeira entrega de óculos, ocorreu em outubro de 2022 sendo 78 beneficiados, e após dois anos já contabiliza 4.871 óculos entregues aos pacientes atendidos durante as Ações Itinerantes.

Desde o início de 2024, ano vigente, o Programa foi ampliado e agora conta com a primeira Ótica do SUS, no Super Centro de Saúde, onde o paciente primeiro recebe atendimento pela Unidade Básica de Saúde e, caso seja perfil, posteriormente é encaminhado pelo SISREG para atendimento no Super Centro onde será atendido, avaliado e se for receitado os óculos de grau, na Ótica do SUS, já é solicitada a confecção do acessório, cujo modelo é a escolha do paciente.