Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

No Dia da Mulher Prefeitura realiza entrega de kits do Programa "Mãe Ananin"

81 kits enxoval foram entregues para gestantes cadastradas no programa

08/03/2024 14h07
Por Klyvia Soares (GABINETE)

Mais de 80 gestantes de Ananindeua recebem kits de enxovais A Prefeitura Municipal de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) realizou na manhã desta sexta-feira (08), a entrega dos kits de enxovais para mais de 80 gestantes do município, o momento marcou as comemorações ao Dia Internacional da Mulher.

O evento ocorreu no CRAS Estrela Ananin, localizado no conjunto Júlia Seffer, bairro de Águas Lindas. Estiveram presentes o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos; a Deputada Federal e Primeira - dama do Município, Dra. Alessandra Haber; o Sub-prefeito, Elias Barreto; a Secretária Adjunta de Saúde, Karla Madeira; o Presidente da Câmara dos Vereadores, Ruy Begot; a Diretora Técnica, Sâmia Borges e demais autoridades locais. 

Deputada Federal, Dra. Alessandra HaberPara a Deputada Federal, Dra. Alessandra Haber, as mulheres merecem homenagens diárias por suas lutas e vitórias, mesmo em tantas dificuldades. A Deputada elogiou as mães que receberam o enxoval, pois todas realizaram o esquema completo do pré-natal. "Quero iniciar cumprimentando cada uma de vocês, cada mamãe que está aqui, cada mulher que está aqui. Nós merecemos ser homenageadas, merecemos carinho, respeito, dignidade todos os dias. Eu estou muito feliz de estar aqui com vocês, participando desse momento especial, que é a entrega dos kits do programa "Mãe Ananin", se vocês hoje estão aqui, podendo receber esse kit, é porque vocês fizeram pré-natal completo, com todos os exames, com todas as consultas".

Programa Mãe AnaninA Mortalidade neonatal e perinatal referentes aos óbitos de recém-nascidos e bebês, pouco após o nascimento que podem ser prevenidos, a partir de um acompanhamento de saúde correto nos cuidados pré-natais, acesso a serviços de saúde, instruções adequadas e educação materna para evitar complicações evitáveis ​​durante a gravidez, parto e nos primeiros dias de vida. O objetivo do Programa Mãe Ananin é evitar essas complicações e dar assistência total a gestante e ao bebê até os 24 meses de vida. Além do acompanhamento do Pré-natal, a gestante recebe o vale transporte para realizar seu deslocamento nas consultas, exames, palestras no CRAS e demais eventualidades necessárias. Um apoio e atenção que faz a diferença na vida dessas futuras mamães nesse momento tão delicado e especial: a chegada do filho tão amado.

Amanda Camilli, feliz ao receber seu Kit"Eu achei muito bom esse Programa. Esse kit veio em boa hora, pois precisamos muito desse apoio que o Prefeito está nos dando. Fiz todas as consultas, fui bem atendida pela equipe de saúde, não tenho do que reclamar. Realmente, aqui em Ananindeua estamos vendo as coisas melhorarem cada dia mais", comentou a dona de casa, Amanda Camilli, ao receber seu Kit.
 

kits do Mãe Ananin para os bebês recém-nascidos A mãe dos gêmeos, Azaf e Ayla, Edineia da Silva era só sorrisos e gratidão ao receber duplamente os kits do Mãe Ananin para seus bebês recém-nascidos que chegarem antes do previsto. "Descobri bem no comecinho a minha gravidez. Foi uma surpresa porque eu pensei que eu ia me operar, pois já tinha o meu segundo filho e aí vieram eles, vieram gêmeos. Mas, no final, graças a Deus, deu tudo certo. Fui bem assistida na UBS, eu cheguei e me inscreveram logo no programa Mãe Ananin. Esse Programa da Prefeitura é muito importante e único, porque tem muitas pessoas que não têm condições de adquirir algumas coisas, e essa ajuda é muito importante para muitas mãezinhas. Faz uma diferença enorme pra gente", declarou.

Futura mamãe Kery CristinaQuando a futura mamãe Kery Cristina recebeu o kit para a chegada da pequena Kimberly Maitê, a emoção era visível no semblante dela ao ver o lindo enxoval recebido das mãos do Prefeito e da Deputada Alessandra. "Eu gostei do programa e agradeço a todos que me acolheram, cuidaram de mim e da minha bebê com tanto amor e zelo. Sempre fui bem acolhida, todos me trataram bem; eu achei uma coisa muito boa essa iniciativa por parte da prefeitura, que me ajudou muito", finalizou.


Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, mais investimentos no municípioO Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, parabenizou as mulheres do município pelo dia alusivo, destacando a importância do Programa Mãe Ananin para as gestantes e também deu uma notícia em primeira mão, que foi muito festejada pelos presentes.

"Hoje desejo um feliz Dia da Mulher, esse dia que representa não só comemoração, mas representa também um dia de luta pelos seus direitos. Só pra dar uma boa notícia aqui pra vocês, através das emendas da Deputada Alessandra, o lado sul aqui vai ganhar três equipamentos importantíssimos. Fomos ontem (7) contemplados no PAC, através de emendas que você colocou no Ministério da Saúde, com mais uma policlínica que vai ter um investimento de 22 milhões de reais aqui no Júlia Seffer e nós ainda fomos contemplados aqui com mais duas escolas de tempo integral. Quero que todas vocês mulheres contem com a gente, vamos seguir trabalhando, seguir aqui construindo uma cidade cada vez melhor para vocês e para os filhos de vocês", concluiu o Prefeito.

Como participar do Programa

As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal, e em seguida ir ao CRAS. E para receber o enxoval do Bebê, devem cumprir os critérios abaixo:

► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12.º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.

►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.

►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;

►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município (mínima uma a cada trimestre).

As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin, devem primeiramente procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal, e em seguida ir ao CRAS. 

Componentes do enxoval, kit "Mãe Ananin"
- Manta para bebê;
- Conjunto com 3 body baby,manga curta;
- Bolsa para bebê;
- Fralda estampada;
- Camiseta para bebê - kit com 3;
- Jogo de lençol para berço;
- Toalha de banho com capuz, para bebê;
- kit com cueiros (3 unidades);
- Banheira;
- Algodão em bola;
- Sabonete líquido;
- Colônia infantil;
- Fralda tamanho "P";
- Conjunto pagão;
- Pomada para assadura.