Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua realiza mutirão de combate à Dengue nos bairros

O trabalho faz parte das estratégias para a eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

23/02/2024 17h44
Por Klyvia Soares (GABINETE)

Todos contra a dengueNesta sexta, 23 de fevereiro, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), deu início ao mutirão dos agentes de endemias para combate à dengue. A ação faz parte das estratégias para a eliminação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Doutor Daniel Santos, prefeito de Ananindeua.Durante a cerimônia de lançamento do Mutirão de Combate à Dengue nos Bairros, o Prefeito Dr. Daniel Santos, falou sobre a importância de eliminar os focos do mosquito e manter a população orientada de forma correta a respeito da prevenção e em caso da doença, como proceder. “Temos observado um aumento de casos aqui na nossa cidade. Temos 16 confirmados e 70 aguardando a confirmação. Já intensificamos o trabalho com o carro fumacê nos bairros e com o mutirão. Os agentes vão fazer a busca ativa dos focos e mais a orientação de educação e saúde no combate à dengue. Peço que cada morador receba bem nossos agentes e conto com a ajuda de todos para combater a dengue”, reforçou o prefeito, dr. Daniel.

Diego Moura, Diretor de Vigilância em Saúde, diz que o apoio da população é fundamental para o sucesso do mutirão.“O mutirão é de suma importância para que ocorra diminuição e eliminação nos focos de dengue e proporcione essa conversa do agente de endemias com os moradores, abordando principalmente sobre os cuidados e formas de prevenção da doença. Precisamos desse apoio da população para que juntos, consigamos combater a proliferação de aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, explicou Diego Moura, Diretor de Vigilância em Saúde.

Na próxima semana, dezoito bairros serão vistoriados: Cidade nova 8, Cidade Nova 6, Cidade Nova 3, Guajará 1, Mururé, Aurá, Ananindeua Centro, Paar, Jaderlândia 2, Guanabara, Elo Perdido (Distrito), Amapá-Roraima, Heliolândia, Atalaia, Granja Icuí, Marighella, Maguari e Curuçambá. A cada semana, novos bairros receberão o mutirão de combate ao mosquito da dengue, as visitas serão feitas entre 8h e 12h. A expectativa é de que 139 agentes e 22 supervisores da área vistoriem cerca de 16.675 imóveis na primeira semana. Para todo o mês de março, o mutirão já está confirmado.

Alessandro Maia de Oliveira, agente de endemias, quer eliminar os focos do mosquito.Para Alessandro Maia de Oliveira, agente de endemias, o principal objetivo do mutirão é eliminar os focos do mosquito e consequentemente, mortes ocasionadas pela dengue. ”Onde estão ocorrendo mais casos de dengue, nós vamos fazer um reforço em relação à doença, transmissão, à prevenção e também esclarecer para a população nossos atendimentos na rede, como na UPA. Os postos de saúde estão abertos para possíveis casos. Hoje está sendo um serviço de orientação intensificada, pois já fazemos esse trabalho no dia a dia”. O agente reforça que em média 20 a 25 casas são vistoriadas todos os dias para combater a dengue e outras endemias. E com o mutirão, o quantitativo de imóveis vistoriados será maior, já que a população está informada que ocorrerá o mutirão. “Muitas vezes tem uma população que deixa de ser atendida porque não fica muito tempo em casa e vai trabalhar, então com esses mutirões a gente alcança essa população que no dia a dia não conseguimos encontrar. Estamos prontos para atender todos as áreas de Ananindeua, nenhum bairro do município vai ficar sem esse atendimento”, finalizou o agente de endemias.

João Batista, enfermeiro aposentado, apoia o Mutirão contra a dengue. Durante a caminhada, os agentes de endemias, foram muito bem recepcionados pelos moradores e transeuntes, que comemoraram a iniciativa, como conta o senhor João Batista, enfermeiro aposentado e morador da Cidade Nova há 50 anos. “Eu sou da área da saúde, sou aposentado, então para eliminar a dengue e orientar bem a população tem que ser feito dessa forma mesmo. Porque está morrendo gente, né! Pessoas morrendo a 'torto e a direito', como se diz na gíria. Então tem que ter realmente uma força tarefa, porque não é justo o homem tão "grandão", morrer para um bichinho que não tem nem um centímetro!” comentou o aposentado.

Os agentes de saúde estarão devidamenteDineuda Araújo, agente comunitária de endemias. identificados com crachá, calça e camisa caqui, com logotipo da prefeitura. Durante a vistoria, os possíveis criadouros serão eliminados. A população ainda será orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do mosquito 'aedes' e poderá tirar dúvidas. É fundamental permitir a entrada dos agentes na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo como criadouro para o mosquito. 

Confira quais bairros serão atendidos pelo Mutirão de Combate à Dengue, durante a semana de 26/2 à 01/3:

Segunda-feira: 26/02.

- Cidade Nova 8

- Jaderlândia 2

- Guanabara

- Elo Perdido (Distrito)

- Amapá-Roraima

Terça-feira: 27/02.

- Cidade Nova 8

- Jaderlândia 2

- Guanabara

- Heliolândia

- Amapá-Roraima

Quarta-feira: 28/02.

- Atalaia

- Granja Icuí

- Marighella

- Maguari

- Curuçambá

Quinta-feira: 29/02.

- Atalaia

- Cidade Nova 6

- Mariguella

- Ananindeua Centro

- Paar

Sexta-feira: 01/03.

- Atalaia

- Cidade Nova 3

- Guajará 1

- Aurá

- Mururé