Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua mantém liderança no ranking do Previne Brasil entre os municípios brasileiros mais populosos

Ananindeua continua no 1º lugar do Ranking de desempenho da saúde básica, segundo avaliação do último quadrimestre do ano (Q3) do Previne Brasil

01/02/2024 10h18
Por Klyvia Soares (GABINETE)

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, tornando a saúde do município referência de qualidadeEntre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, Ananindeua continua no 1.º lugar do Ranking de desempenho da saúde básica, segundo avaliação do último quadrimestre do ano (Q3) do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. Ananindeua chegou perto da nota máxima (10), foi o único município a se destacar com ISF 9,49.

A Secretaria Municipal de Saúde, Dayane Lima, explica que o Previne Brasil avalia o desempenho de mais de cinco mil municípios do país, a partir de vários critérios, entre eles atendimentos às gestantes, crianças, PCCU, vacina, saúde bucal e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos. Isto é, fatores primordiais para avaliar como foi o Atendimento Primário de Saúde. A avaliação é feita a cada quadrimestre do ano. “Vale lembrar que o município chegou na liderança em meados do ano passado, conforme dados do 2.º quadrimestre de 2023, divulgados pelo MS. E se manteve agora na mesma posição, ou seja, 1.º lugar, com um aumento no índice sintético final (ISF) que é a nota atribuída à saúde de cada município avaliado”, disse a titular da pasta.

Ranking de municípios brasileiros acima de 500 mil hab, segundo o Previne BrasilO curioso é que até 2022, o município amargava na 2.ª pior posição na avaliação do Previne Brasil com ISF 2,87. Mas foi de dois anos pra cá que passou a ganhar fôlego e subir a cada quadrimestre até despontar no topo do ranking (1.º lugar) entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.

De acordo com o prefeito do município, Doutor Daniel, que é médico de profissão, e durante sua gestão tem transformado em vários aspectos a saúde pública de Ananindeua, foi a realização de uma série de mudanças significativas e positivas que acabou refletindo na efetividade das ações e estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde. “Quando assumimos a gestão há 3 anos, vimos a avaliação baixíssima que refletia aquela realidade da época, então decidimos trabalhar pra mudar essa realidade e tornar a saúde no nosso município referência para outros. Iniciamos todo um trabalho de diagnóstico direcionado, enfatizando a humanização dos atendimentos. Desde então, seguimos elevando nossa nota a cada quadrimestre e trabalhando incansavelmente para oferecer um serviço de saúde ainda melhor para o povo de Ananindeua”, explicou o prefeito.

Ele também explicou que tiveram investimentos em reforma, adequação e ampliação das Unidades de Saúde; capacitação profissional; ampliação de equipes; da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços com a agilidade no atendimento por meio do prontuário eletrônico. “Esse resultado do Previne Brasil é motivo de orgulho para nossa gestão, pois fez parte da nossa estratégia de governo e conseguimos atingir essa meta. Melhor ainda é saber que não só chegamos lá no topo, mas estamos conseguindo nos manter nessa posição. É ainda mais gratificante, mostra que estamos no caminho certo”, conclui o prefeito Dr. Daniel.