Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

MMA: Paraense Eduardo Camelo vai disputar cinturão na China

O atleta assinou contrato para a disputa do Grande Prêmio que dará ao campeão o prêmio de US$1 milhão

24/01/2024 08h00
Por Angélica Corrêa (SELJ)

Eduardo Ramon durante campanha na China

Eduardo Ramon, conhecido no MMA como Camelo, acaba de voltar ao Brasil, após temporada de preparação e lutas vencidas na China. O atleta de Ananindeua esteve no país oriental desde junho de 2023 e fez uma campanha com cinco vitórias, uma no kickboxing e quatro no MMA, todas por finalização. Agora, ele está com data marcada para retornar ao país para competir em busca do GP. 

Disputa pelo cinturão

Após ser apresentado ao jiu-jitsu por meio de um convite para participar de uma aula experimental, Camelo, desde então, nunca mais parou no esporte, com isso, o atleta ganhou destaque dentro e fora do Brasil. A oportunidade de ir à China veio após o desempenho do atleta nos últimos anos de carreira.

Camelo falou sobre a nova rotina de treinos.  “Um amigo, Reginaldo Vieira, campeão do TUF, fez o convite para ajudar um atleta em fase de treinamento na China e, quando cheguei lá, apareceu oportunidade para lutar. Nada foi fácil, o fato de estar em outro país com clima e cultura diferente foi uma grande dificuldade no início”.

Em dezembro de 2023, Camelo finalizou o chinês Wuerken Sulitanhali no primeiro round, com isso, conseguindo uma vaga para disputar o GP meio-médio do JCK, evento chinês de lutas marciais. O campeão ganhará o prêmio de US$1 milhão.

Camelo disse ainda sobre o desafio nos meses que antecedem a luta. “O evento Brasil X China, fui o único brasileiro na competição que foi campeão. Agora, o próximo passo na carreira é lutar o JCK e sair novamente como vencedor, e assim trazendo esse cinturão para a minha cidade”.

Viver apenas do esporte não é uma escolha fácil, por isso a importância do apoio que vem recebendo da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) para conseguir conquistar os seus objetivos. 

“Foi uma grande honra representar o nosso país no cenário asiático do MMA. Eu sou nascido e criado no município de Ananindeua, sei que será um grande desafio, mas farei de tudo para que o nome da minha cidade tenha lugar de destaque”, disse Camelo.

De volta ao Brasil, para rever a família, o momento também é de focar nos treinos iniciais para a próxima etapa. Em março, Camelo volta à China para o período final de preparação para lutar o GP.

Camelo encontrou o secretário de esporte, Alex Melul, para compartilhar suas conquistas

Apoio da Prefeitura 

A Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) apoia durante o ano, atletas do município a participarem de competições dentro e fora do país. Durante o período em que esteve na China, Camelo teve auxílio da SELJ para continuar na jornada de lutas. 

Para o secretário Alex Melul, o objetivo é que atletas recebam suporte para que assim consigam participar de campeonatos durante o ano. “Camelo é um exemplo para muitos jovens que desejam alcançar sucesso no jiu-jitsu e por consequência no MMA. Neste tempo que esteve na China, acompanhei cada combate e ver a bandeira de Ananindeua como destaque através dele é inexplicável”, diz o secretário. 

Sobre o retorno do lutador à China, o secretário disse que o apoio da prefeitura continua. “Camelo tem mais de dez anos de carreira, nada é fácil, mas ele sabe que o suporte no qual recebe desde o início da gestão continua”, finalizou Alex Melul.

Camelo, atualmente, tem 25 vitórias e oito derrotas no MMA profissional.