Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeito Dr. Daniel, entrega certificados para 39 pacientes do "Implante um Sorriso"

Os implantes ajudam na autoestima e saúde dos beneficiados.

19/12/2023 14h16
Por Klyvia Soares (GABINETE)

A manhã desta terça-feira (19) foi repleta de sorrisos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo Frota. O Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, entregou o certificado de participação para trinta e nove (39) pacientes contemplados pelo Programa 'Implante um Sorriso'. Esses pacientes tiveram sua autoestima recuperada graças à iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que iniciou o Programa 'Implante um Sorriso' em Abril de 2023, e já contemplou mais de 100 pacientes avaliados, estando aptos ao procedimento; tendo sido instalados 446 implantes e 446 próteses sobre implante.

Patrícia BarbosaPara Patrícia Barbosa, não poder sorrir era algo que causava transtorno em seu dia a dia. Mesmo tendo feito próteses provisórias, não conseguia ter segurança para falar, sorrir e outras coisas simples. Após saber da existência do Programa e fazer a avaliação necessária, teve a esperança renovada. "Fiz uma prótese provisória, porque havia perdido o dente há um certo tempo. A prótese quebrou, tive que fazer outra, era um transtorno não poder sorrir, por estar sem o dente. Então, me indicaram o 'Implante um Sorriso', fiz todas as etapas e agora estou muito feliz e satisfeita", afirmou.

Carlos Kléber (TEA)"Meu filho teve uma queda feia no quintal de casa, no início do ano passado. Ele caiu de rosto no chão, que ocasionou a fratura e consequentemente a perda do dente. Meu filho ficou muito triste e só falava no dente perdido. Meu marido viu na TV uma reportagem sobre o Programa e fomos até a UBS Águas Brancas e realmente tinha o Programa, fomos atendidos e ele iniciou o tratamento. Como ele é especial, foi uma agonia muito grande; por isso agradeço muito a Deus e ao Doutor Daniel por proporcionar esse programa maravilhoso que só veio para beneficiar a todos", contou Anne Cristina, mãe do Carlos Cléber que é portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Letíce VieiraSorrir novamente e ter sua autoestima resgatada, era o desejo da Letíce Vieira, dona de casa; mas pela falta de condições financeiras, era algo que parecia impossível. "Tinha mais de dez anos que eu havia perdido meus dentes, mas não tinha condições para fazer implante, então eu vi no instagram do Dr. Daniel uma propaganda falando do programa. Fui na UBS, fiz a consulta e os exames, e em menos de um mês fiz o implante. Foi tudo muito rápido e deu tudo certo. Só tenho a agradecer ao Prefeito e aos profissionais que me atenderam, agora posso sorrir novamente de verdade", contou emocionada.

Maria FonsecaSegundo Maria Fonseca, auxiliar de serviços bucais, o programa veio para resgatar não somente a saúde dos pacientes, mas para devolver a segurança e autoestima. "O implante era meu sonho, fiz minha avaliação e fui apta para fazer o tratamento. Para fazer os implantes foi tudo rápido, esse programa é excelente. A nossa saúde bucal é importante, mas ter nossa autoestima renovada, podendo sorrir de novo, é libertador", disse.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos."Esse é um Programa que vai muito além do objetivo estético, ele resgata a autoestima das pessoas". Esta foi uma frase dita por Dr. Daniel Santos, Prefeito de Ananindeua. Para ele, em seu discurso, o Programa 'Implante um Sorriso' vai muito além de colocar dentes aos pacientes. "O Programa devolve a vontade das pessoas de poder sorrir e não ter vergonha do seu sorriso. Na época que fui candidato a Prefeito, eu lembro de sempre dizer que nosso objetivo era cuidar da cidade, cuidar das pessoas; e temos feito isso, seja com grandes obras ou com projetos voltados para dar o melhor, principalmente na saúde e para as pessoas. E o programa 'Implante um Sorriso' é um grande exemplo disso". finalizou.

Dados do Programa "Implante um Sorriso"
Abril
- 25 pacientes foram contemplados;
- 132 implantes instalados;
- 132 próteses sobre implantes;

Maio
- 41 pacientes foram contemplados;
- 142 implantes instalados;
- 142 próteses sobre implantes;

Junho/ Julho
- 19 pacientes foram contemplados;
- 86 implantes instalados;
- 86 próteses sobre implantes;

Setembro
- 22 pacientes foram contemplados;
- 86 implantes instalados;
- 86 próteses sobre implantes;

Balanço de 2023 - Programa 'Implante um Sorriso'
- 107 pacientes foram beneficiados;
- 446 implantes instalados;
- 446 próteses sobre implantes;

Como participar do programa
Para receber o atendimento e participar do Programa, o paciente deve ir até a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), será feita uma triagem e avaliação, em seguida será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde será novamente avaliado para saber se pode ou não receber o implante. 

Critérios para participar

•​Pacientes a partir de 19 anos;

•​Pacientes com perda dentária parcial, unitária ou múltipla;

•​Pacientes residentes de Ananindeua;

•​Pacientes cadastrados na UBS;

•Pacientes com estrutura óssea adequada (quantidade e qualidade óssea suficiente para instalação dos implantes).