Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Fisiculturismo: Savannah Nascentes representa Ananindeua em competições

03/11/2023 09h00
Por Angélica Corrêa (SELJ)

Há mais de um ano, Savannah Nascentes decidiu que seguiria no fisiculturismo, com uma rotina regrada de alimentação e treinos, hoje a atleta de Ananindeua representa o município e estado em importantes competições. 

“Eu acompanhava o fisiculturismo e sempre gostei do estilo de vida da modalidade, o físico, e ainda na infância eu gostava de treinar mesmo sozinha em casa. O esporte apareceu em minha vida no momento certo no qual eu precisava crescer mentalmente”, diz Savannah como iniciou no fisiculturismo.

Apesar do pouco tempo em dedicação ao atual esporte, a atleta começou desde muito cedo, aos 10 anos no vôlei, após o incentivo do tio, Savannah participou de de Jogos Estudantis e entre outras competições. “Em preparação para competição, eu saltava 300 vezes por dia, prescrevia o meu próprio treino e teve uma vez que em busca de patrocínio, fui em uma academia aqui de Ananindeua pedindo apoio, pois eu e a minha parceira não tínhamos nenhum”, explica as principais dificuldades do atleta em viver o esporte. 

O fisiculturismo é a modalidade esportiva no qual o tamanho do corpo, simetria e volume são analisadas durante os campeonatos. Aqui no Brasil, o esporte tornou-se popular na década de 1980 com grande número de adeptos com tendência de aumentar cada vez mais. 

Representando o fisiculturismo feminino, Savannah Nascentes diz que foco e dedicação são os principais aspectos para quem deseja seguir no esporte. “Eu falo que o fisiculturismo é um esporte solitário, se você não fizer por você não haverá evolução, o lifestyle é saúde. Já participei de grandes competições, mas o que eu considero especial é o da estreia em Balneário Camboriú na categoria Women 's Physique”, na época, Savannah trabalhava desde 5h até as 22h e conciliando os treinos nesta rotina para conseguir deixar o corpo apto para competir. 

Rita Figueiredo, avó de Savannah, relembra que dedicação sempre foi uma das principais características da neta “ Ela sempre foi muito disciplinada e competitiva, na infância, ficava treinando sacando na parede. Minha neta sempre teve o nosso apoio”, Rita diz sobre a época em que entregava marmita para neta através da janela do ônibus. 

“Para as competições, eu ajudo na escolha do biquíni, acessórios e penteado. É um motivo de muito orgulho em acompanhar ela fazendo o que gosta, tudo isso com pouca idade”, diz Débora Figueiredo mãe da atleta sobre a representatividade e inspiração para tantas jovens que hoje a Savannah tem nas redes sociais e sociedade. 

Apoio do Prefeitura: 

Sobre o seu primeiro contato com a Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Savannah diz que não teve dificuldades em conversar com o secretário sobre apoio da Prefeitura. “ Eu encontrei a nova gestão por meio do pai de um atleta e então entrei em contato com o secretário onde fui escutada e apoiada em minha causa. O Alex vem apoiando o esporte e a juventude’’, sobre a agilidade em encontrar suporte.

Para o secretário Alex Melul, Secretário de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), o objetivo principal da gestão sempre será apoiar os atletas do município, para que eles saibam que a Prefeitura de Ananindeua contempla o esporte e os atletas. 

“A Savannah é um exemplo não somente no esporte em que escolheu seguir, mas como uma atleta dedicada, que corre atrás e sabe onde quer chegar. A SELJ sempre estará nesta caminhada junto”, diz o secretário sobre Savannah Nascentes. 

A SELJ ajuda os atletas de Ananindeua para que possam progredir no esporte dentro e fora do município.