Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua realiza o 2° Ananin Dance Fit

O evento alusivo ao Outubro Rosa teve como objetivo de conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama 

27/10/2023 14h14
Por Angélica Corrêa (SELJ)

A ação teve a presença de mais de 200 pessoas

A prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) realizou o 2° Ananin Dance Fit na praça Poliesportiva Ruth Passarinho na Cidade Nova IV mais de 200 participantes estiveram na ação. 

A noite de quinta-feira (26), foi repleta de dança, conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama e sorteio de brindes. 

Sandra Galvão diz que gosta de dançar desde a infância

Para Sandra Galvão, dona de casa estava animada para a aula de ritmos começar, participante do Projeto Cidade Saúde há pouco mais de dois anos e compartilha que não falta nenhuma aula pois dançar transmite prazer mentalmente e fisicamente. 

“Eu nasci dançando e esse momento de agora é muito importante não somente para quem gosta de mexer o corpo, mas também lembrar que o câncer de mama deve ser assunto principalmente entre as mulheres”, diz Sandra sobre o evento alusivo. 

Sandra fala sobre a visibilidade que a prefeitura de Ananindeua tem em estimular a pessoa a entender que a vida saudável deve ser uma escolha de todos. “Nós passamos por várias fases ao longo de nossa vida, gravidez, menopausa e diversos outros fatores, então, eu aproveitei e chamei todas as minhas amigas para estarem presentes no Ananin Dance Fit”, fala a dona de casa. 

Hugo Tomkiwitz participa das aulas do Projeto Cidade Saúde

Outro participante da segunda Edição do Ananin Dance Fit, Hugo Tomkiwitz, servidor da prefeitura de Ananindeua, destaca a importância do evento para a conscientização do câncer de mama. Para ele, a atuação da gestão está de parabéns em trazer pautas como esta. 

“Hoje, nós podemos perceber que os espaços públicos de Ananindeua estão sendo muito utilizados e a população que ganha com isso. Nessa noite, a praça está lotada com uma mensagem sobre consciência”, diz Hugo sobre as ações da SELJ.

Para ele, a possibilidade de continuar por meio das aulas do Projeto Cidade Saúde é motivador após iniciar uma rotina de exercícios físicos. 

“Estava muito sedentário e há um mês venho participando das aulas aqui na praça Ruth Passarinho. Agora, estou saindo um pouco da rotina, cuidando da saúde e estou adorando é de graça, alegre, fazemos amizade tudo isso ao mesmo tempo”

O secretário Alex Melul e participantes do Ananin Dance Fit

De acordo com o secretário Alex Melul, o evento tem como objetivo levar informação sobre os cuidados com a saúde da mulher e promover qualidade de vida, logo que estudos apontam que manter uma rotina de exercício beneficia na prevenção, durante e após o tratamento de câncer de mama. 

“Promovendo saúde o ano inteiro”

“Gostaria de agradecer a cada mulher presente na noite de hoje. A SELJ, com muito carinho, organizou a segunda edição do Ananin Dance Fit para que o momento fosse além da descontração, mas também chamar atenção para saúde e como estamos falando de outubro rosa, sempre é necessário que as mulheres de Ananindeua fiquem atentas em qualquer tipo de sintoma”, diz Alex sobre a prevenção do câncer de mama. 

A SELJ trabalha para que Ananindeua se torne um município cada vez mais ativo e por isso promove ações e programas para todas as faixas etárias da sociedade como no caso do Programa Cidade Saúde oferece aulas de dança, funcional e futevôlei em dois polos de Ananindeua. 

“O mais importante de tudo é que não se deve falar sobre saúde da mulher somente em outubro, mas também o ano todo, por isso que a prefeitura promove aulas do Programa Cidade Saúde e se você ainda não faz parte, vem com a gente porque a sua saúde agradece”, fala o secretário. 

O evento também teve entrega de brindes


Câncer de mama

Segundo dados do SIH/DATASUS o câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina no Brasil e no mundo por essa razão a prevenção e detecção precoce da doença são fundamentais para a cura e aumento da taxa de sobrevivência dos pacientes. 

Os primeiros sinais de alerta da doença: 

– nódulo palpável na mama

– pele avermelhada ou retraída.

– alterações no mamilo ou a saída anormal de secreção.

– dor ou inchaço em parte ou na totalidade das mamas.

– nódulos cervicais ou na axila. 

Por isso, a realização da mamografia é necessária para detecção da fase inicial da doença. A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada dois anos. Em situações específicas, os profissionais de saúde podem solicitar o exame em idade mais jovem ou com um intervalo menor.