Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Setembro Amarelo: Servidores da SEMCAT participam de palestra sobre saúde mental.

25/09/2023 22h31
Por Rosane Linhares (SECULT)

Servidores da SEMCATSegundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. De acordo com estudos recentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 17% dos brasileiros, em algum momento, cogitam praticar suicídio. Para combater esses dados, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD), criou a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), com o intuito de fortalecer as ações de cuidado com o servidor público pautando-se no desenvolvimento humano, profissional e nos aspectos relativos à saúde.

Secretário da SEMAD, Thiago Matos

“Observamos que a maioria dos afastamentos do trabalho são decorrentes à saúde mental, então, com o objetivo amparar nossos servidores, buscando propiciar a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de perícia médica, a gestão do prefeito doutor Daniel Santos criou a Diretoria de Saúde Ocupacional. Embora o tema saúde mental seja mais debatida neste mês de setembro, temos realizado durante o ano encontros individuais e coletivos com os servidores, pois entendemos que é fundamental a gente falar sobre isso e colocar para fora o que está dentro da gente e muitas vezes não conseguimos. Em Ananindeua temos um olhar diferenciado”, frisou o secretário da SEMAD, Thiago Matos.

Nesta segunda-feira (25), as atividades da DSO ocorreram em parceria com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). Cerca de 70 servidores/as, divididos em duas turmas, participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental, com palestra, diálogos, troca de experiências e música, cujo tema foi “Falar é a melhor solução”.

Psicóloga, Cristiane Tenório

De forma descontraída, a psicóloga Christiane Tenório abordou o tema. “A depressão não é uma doença aparente, porque quem tem esconde por conta dessa invalidação que a sociedade impõe. As pessoas precisam ser acolhidas, amadas. Uma das práticas de prevenção do suicídio é olhar para pessoa que está ao nosso lado e cuidar dela”. E deixou claro. “A campanha é do Setembro Amarelo, mas o trabalho é de janeiro a janeiro, todos os dias, porque precisamos cuidar de nós e do nosso próximo”, afirmou a psicóloga.

Servidora da SEMCAT, Karla Meireles

A servidora da SEMCAT, Karla Meireles, considerou a ação positiva para os servidores. “Esse encontro de hoje foi muito bom. A gente tem necessidade de falar, de ouvir e de ser ouvido. Quando a dor é compartilhada, ela é diminuída. Aqui a gente se expõe de forma mais aberta, sem medo, na certeza de que não está só”.

Secretária da SEMCAT, Marisa Lima

A secretária da SEMCAT, Marisa Lima, também participou da ação. “Em nossos espaços, CRAS, CREAS, Casa de acolhimento, o trabalho não é fácil e muitas vezes absorvemos a dor do outro, então esse momento foi propício para cuidar da gente, dos/as nossos/as servidores/as, para seguirmos avançando, oferecendo aos nossos usuários o melhor serviço”. Marisa Lima alertou. “Nunca subestime o poder de uma conversa, um abraço ou um gesto de carinho. Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que a esperança e o amor sempre prevalecem”, finalizou.