Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

MMA: Lutador de Ananindeua, Camelo é destaque na China 

Representante do município de Ananindeua está há três meses no país oriental para participar de séries de competições.

20/09/2023 16h58
Por Angélica Corrêa (SELJ)

Com a carreira há mais de dez anos, Eduardo Ramon, conhecido nos ringues como Camelo começou no jiu-jitsu e ao longo desse tempo participou de competições de alto nível como Iron Man MMA, responsável por descobrir talentos e expandir a visibilidade de lutadores para grandes organizações como o UFC. 

Essa não é a primeira vez que o atleta tem a oportunidade de lutar fora do Brasil, Camelo já esteve em combate no Cazaquistão e Rússia, sempre representando o município de Ananindeua. Na China, o atleta está desde o mês de junho treinando e participando de lutas importantes para a carreira de Camelo.

“Neste período, participei de três competições: uma de K-1 e outras duas de MMA. Porém, a preparação veio muito antes de chegar aqui, começou quando eu estava na cidade de Ananindeua”, explica o lutador sobre o processo que antecede as grandes competições. 

Para participar de outras lutas, Camelo está em fase de adaptação e dedicação. A oportunidade é de grande aprendizagem não somente na vida pessoal como na profissional. Ao longo da carreira o atleta explica os muitos desafios que teve para continuar como lutador profissional e como o apoio da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) foi fundamental não somente para ele, sua esposa também atleta de jiu-jitsu, mas para todos os outros desportistas de Ananindeua. 

“Consegui títulos com muita dificuldade, correndo atrás de patrocínio porque o custo de manter um atleta é alto e ainda bem que a SELJ veio para somar muito em minha caminhada e na verdade está sendo de extrema importância”, diz Camelo sobre o apoio da SELJ. 

Também atleta de jiu-jitsu, Marcelle Ferreira, esposa de Camelo que atua como empresária do atleta, começou com o karatê onde permaneceu até a faixa verde, porém, encontrou no jiu-jitsu a sua verdadeira paixão. 

“Tudo começou como hobby e com o tempo fui ganhando campeonatos na faixa branca, azul, paraense de jiu-jitsu, títulos em campeonatos maranhenses e norte nordeste. Para mim o ápice foi o internacional de jiu-jitsu que aconteceu em Curitiba e fui campeã na categoria sem quimono (Nogi), absoluto categoria e na categoria com quimono”, conta Marcelle sobre a sua trajetória na modalidade. 

Para ela, o jiu-jitsu vai além do esporte. “É sobre empoderamento feminino, pois hoje, no Pará, tenho nome na disseminação do jiu-jitsu feminino. Fui para Curitiba, participei de seminário de jiu-jitsu com a Kyra Gracie que é um dos grandes nomes”, fala Marcelle sobre a importância em mulheres participarem de esportes considerados masculinos. 

A atleta destaca o papel da prefeitura em apoiar como atleta e assim levar o nome do município para diversos lugares como no outro lado do mundo. Logo, o esporte é uma ferramenta de inclusão, melhora o condicionamento físico e mental e o meio de trabalho de seus adeptos. 

“A Secretaria de Esporte somou muito para esse efeito do Camelo acontecer eu também comecei a receber apoio da SELJ e hoje eu vejo não só comigo, Camelo, mas também com outros atletas que não existe a dificuldade para conseguir o apoio da secretaria. O trabalho executado pela Prefeitura de Ananindeua com o secretário Alex Melul está sendo excelente", diz a atleta. 

A Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), apoia atletas de todos os cantos do município, para o secretário Alex Melul, Camelo é um exemplo de dedicação, persistência e motivo de orgulho para Ananindeua. 

“Fico feliz quando os nossos atletas conseguem atingir voos maiores. Que Camelo e Marcelle possam servir como inspiração para os nossos jovens”. Diz Alex sobre a temporada na China. 

Atualmente, atletas de diversas modalidades como: jiu-jitsu, futevôlei e floorball recebem o apoio da SELJ para prosseguirem na carreira.  

“A nossa principal finalidade é ser um meio facilitador entre o atleta e o seu objetivo. Logo, sabemos que a trajetória é cheia de dificuldades e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude sempre vai trabalhar para que os atletas do nosso município sejam atendidos da melhor forma”, finaliza o secretário.