Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prevenção ao Suicídio e Apoio à Saúde Mental: Setembro Amarelo no Ambiente Público

Para a SEMAD a saúde mental dos funcionários é uma preocupação fundamental

19/09/2023 09h17
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)

Servidores em alusão ao Setembro AmareloA Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), promoveu na manhã desta segunda-feira (18), uma roda de conversa com servidores em alusão ao Setembro Amarelo que trata sobre a prevenção ao suicídio. O tema abordado foi “Falar é a melhor solução”.

No setor público, onde muitos servidores trabalham diariamente, a saúde mental dos funcionários é uma preocupação fundamental. A pressão, a carga de trabalho e as responsabilidades podem afetar profundamente o bem-estar emocional dos servidores.

Christiane Tenório e Danielle Guerreiro

“A Campanha Setembro Amarelo é um movimento que busca conscientizar, informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. A SEMAD está de parabéns por abraçar essa causa. Acho super importante trazer essas atividades para o servidor para que ele possa ter esse preparo de identificar , tratar, buscar alternativa, buscar rede de apoio”,  disse a Christiane Tenório, psicóloga.

Na roda de conversa os participantes puderam compartilhar suas experiências, preocupações e sentimentos.  A servidora do departamento da Escola de Governança Pública (EGPA),  Danielle Guerreiro, gostou da iniciativa.

“Abordar esses temas no trabalho é essencial, pois aumenta nossa sensibilidade. Não há uma fórmula para um bom acolhimento no trabalho, como disse a Dra. Christiane, tudo se resume à empatia e ao cuidado mútuo. Precisamos cuidar de nós mesmos para irradiar positividade, isso é crucial para melhorar nossas relações interpessoais”, ressalta a servidora.

O encontro foi encerrado com muita música e descontração entre os participantes. As atividades em alusão ao Setembro Amarelo seguem nos órgãos públicos. Os próximos servidores a participarem da roda de conversa sobre o assunto serão da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT).