Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

O Papel Essencial do Estagiário no mundo profissional

18/08/2023 13h35
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)

Dia 18 de Agosto: Dia do Estagiário

Nos corredores do órgãos públicos, nas salas e nos bastidores de muitos trabalhos brilhantes, há um grupo de profissionais que muitas vezes passa despercebido, mas cuja contribuição é um dos pilares que sustentam a instituição. Estamos falando dos estagiários, aqueles jovens que ingressam nas organizações com uma mistura de entusiasmo, energia e desejo de aprender. Apesar da presença discreta, o papel do estagiário é de extrema importância para o funcionamento e crescimento do órgão em que trabalha, trazendo um impacto que vai muito além do que os olhos podem ver. 

E reconhecendo a importância de proporcionar oportunidades significativas para os estudantes, a Prefeitura de Ananindeua, criou o Programa de Estágio Curricular e Extracurricular, com objetivo proporcionar aos jovens uma experiência prática enriquecedora, que complemente sua formação acadêmica. O Programa é gerenciado pela Secretaria de Administração do Município (SEMAD), por meio da Escola de Governança Pública (EGPA) e tem mais de um mil estudantes cadastrados no Programa de Estagiário, entre  obrigatórios e não obrigatórios, distribuídos nas secretarias municipais.

“Procuramos criar um ambiente no qual os estagiários se sintam motivados a crescer. Embora o estágio seja a primeira etapa de uma jornada profissional, ele também marca o início de um ciclo de aprendizado contínuo. As experiências, os desafios superados e as lições aprendidas durante o estágio permanecem com os estagiários. Isso contribui significativamente nas suas futuras carreiras e abrem portas para oportunidades de crescimento. Do Programa de Estágio, por exemplo, mais de 30 estudantes foram promovidos”, afirma o Secretário de Administração, Thiago Matos.

A jovem estudante do curso de Letras/ Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), Vitória Cotta, é estagiária da Escola Municipal Novo Tauari em Ananindeua, afirma que, com essa experiência, ela tem colocado em prática os conhecimentos adquiridos na graduação.“O estágio me surpreende diariamente, porque sempre aprendo algo novo, é incrível  ver  o conhecimento construído nesse período e o nosso real papel como educador principalmente na educação inclusiva. Durante esse tempo consegui perceber as práticas pedagógicas adotadas pelos professores e profissionais da educação, e isso teve grande valia nas minhas escolhas profissionais”. 

Elogios é o que não faltam à estudante Vitória. A coordenadora da Escola, Neiriane Mendes, ressalta que a jovem trabalha com disciplina e amor. "Como diz Thaise Lemos Júpiter - Por trás de um grande profissional  sempre tem um bom estagiário. Partindo deste pensamento, ressalto a importância dos estagiários em nossa escola. Em especial a Vitória, uma profissional dinâmica, proativa,  educada e atuante durante o processo de ensino aprendizagem. Sua contribuição, mesmo em fase de preparação, nos ensinou que nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração, sacrifício, esforço e dúvida. Ter  sede de aprender  é  uma das maiores qualidades de alguém. Nosso total respeito e agradecimento aos nossos futuros colegas de profissão”.

Neste dia do Estagiário, celebramos esses jovens talentos que estão dando os primeiros passos em suas carreiras e que contribuem para um ambiente de trabalho mais dinâmico e inovador.

Atualmente, a Prefeitura de Ananindeua tem mais de um mil estudantes cadastrados no Programa de Estagiário, entre  obrigatórios e não obrigatórios, distribuídos nas secretarias municipais. 

Saiba como se cadastrar no Programa de estágio da Prefeitura de Ananindeua :

https://www.ananindeua.pa.gov.br/projeto/13