Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Primeiro dia de vacinação em Ananindeua para idosos com 90 anos foi de calma e tranquilidade

06/02/2021 11h51
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)

Neste sábado (06) o município de Ananindeua iniciou a vacinação dos idosos não acamados com 90 anos ou mais. A decisão da prefeitura Municipal de vacinar a melhor idade de forma escalonada mostrou-se eficaz. Neste primeiro dia, de forma tranquila e sem aglomerações, Ananindeua imunizou 366 idosos. Durante a manhã, o prefeito municipal Doutor Daniel Santos e a Secretária de Municipal Saúde, Dayane Lima estiveram acompanhando as ações de vacinação. “Vimos a experiência em outras cidades quando se liberou a faixa etária acima de 85 anos e criou aglomeração, expondo os idosos. Nós então preferimos escalonar e evitar qualquer tipo de aglomeração”, disse o prefeito Daniel Santos.
 
A vacinação dos idosos acamados acima de 69 anos foi prorrogada até segunda-feira (08). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas que perderam a mobilidade ou estão com a mobilidade reduzida. Os familiares devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de 8h às 12h, munidos do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência do idoso. Será agendada a visita de técnicos da Sesau para que a vacinação ocorra no domicílio.
 
Além dos 10 postos escolhidos pela prefeitura para realizar a imunização, a partir de segunda-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) iniciará a vacinação no estacionamento da Unama BR, no esquema de “drive thru”. O horário de funcionamento das unidades será das 8h às 17h, com exceção no domingo, que será das 8h às 14h.
 
O calendário de vacinação de Ananindeua está executando de forma escalonada, neste domingo dia 07 de fevereiro será a vez dos idosos de 89 anos, na segunda-feira os de 88 anos e assim sucessivamente. As Unidades escolhidas são: UBS Júlia Seffer, UBS da Guanabara, UBS Águas Brancas, UBS do Aurá, UBS do Distrito Industrial, UBS do PAAR, UBS Paulo Frota, UBS do Uirapuru, UBS do Coqueiro e a UBS do Jaderlândia.
 
Uma das primeiras a chegar na Unidade do Conjunto Júlia Seffer, a dona Cecília Aragão, de 91 anos, falou um pouco da emoção em receber a primeira dose da imunização contra o Novo Coronavírus. “Estar recebendo a primeira dose da vacina é uma emoção boa. A gente tem essa vida que Deus nos dá e já se passou muita coisa, muita doença. O que eu posso falar para os idosos é para eles se vacinarem para ter um pouco mais de vida e levar a vida um pouco mais adiante. Disse a aposentada que foi acompanhada da neta, Andreia de Aragão Rocha, autônoma de 47 anos.
 
"Tivemos os cuidados de manter tudo higienizado por conta da minha mãe também, que tem 73 anos e da minha avó. Buscamos ter todo o cuidado possível para que elas pudessem estar conosco um pouco mais de tempo, pois essa doença veio para acabar com tudo e a vacina é uma benção de Deus. Muitas pessoas perderam suas vidas, meu pai perdeu a vida dele para a Covid-19 no mês de em abril, no estado do Acre meu tio perdeu a vida recentemente, na terça-feira (02) e é muito triste perder as pessoas que a gente ama. Essa vacina veio para amenizar e para as pessoas terem um pouco mais um pouco mais de vida conosco" destacou Andreia Rocha.
 
Na vez da vacinação do seu João Batista da Silva, de 91 anos, a frase que chamou a atenção de todos da equipe de imunização foi: "Parece que vem mais uns dias de vida para mim. Agora que eu estou tomando a vacina eu fico mais alegre para completar os 100 anos e poder botar na história", para felicidade de todos a sua volta.
 
Sobre o período de isolamento e o fato de muitos idosos ainda estarem relutantes em se imunizar, o seu João fez questão de deixar uma mensagem. "Fiquei 11 meses preso em casa, o tempo todo isolado. Sobre a vacina para os idosos eu digo aqueles que ainda não decidiram se vacinar que só depende de nós. Deveríamos ser os mais interessados nisso, pois isso é nossa esperança de ter um pouco mais de vida, principalmente nessa idade de 90 anos. Para contar a história de um século falta pouco e eu quero chegar lá. Se a gente não se cuidar e não tiver amor à vida nós não vamos chegar nessa idade" afirmou seu João Silva.